07/01/2013

Resenha - Sussurros de uma Garota Apaixonada - Mandy Porto



  Um livro que fica na promessa  

Brooke Watson é uma novata na Universidade de Standford. Determinada a ser uma ótima médica não quer saber de distrações. Até que ela conhece Danny Garcia, um garoto arrogante que parece adorar maltratar as pessoas. Só que ele é morto por um serial killer que tem uma preferência por garotos. Além de não conseguir tirar Danny da cabeça, Brooke é atormentada pelo seu fantasma.  Apesar de nada aparentemente em comum, os dois terão que trabalhar juntos para desvendar os crimes.

A sinopse desse livro me deixou até que bem animada. Fantasmas, serial killers e romance num mesmo livro poderia mesmo funcionar. Mas não funcionou em Sussurros de Uma Garota Apaixonada.

Os ingredientes para uma boa fórmula estavam nas mãos da Mandy Porto, mas ela optou por um caminho clichê e sem graça. 


Alguns elementos realmente me incomodaram no livro, mas tem um em específico que me perturbou muito. A incoerência. Quando estamos lendo um livro, especialmente os narrados em 1ª pessoa, queremos seguir um fluxo contínuo durante a leitura. E isso, simplesmente não aconteceu. Por exemplo, Brooke fala que seus pais são advogados muito famosos e sem tempo, mas não parece nada disso quando eles são inseridos na estória. Danny é arrogante só pra afirmar o clichê de bad boy que muda por amor, porque fora isso não tem um real propósito. Ele e Brooke nem chegam realmente a ter um atrito para que o ódio deles apareça. E quando ele morre não demora nem dois segundos para estarem trocando juras de amor. E isso fez com que o romance dos dois não me convencesse.

E quando um livro YA romântico não consegue te fazer se apaixonar pelo casal, realmente temos um problema. Brooke poderia muito bem ter se apaixonado pelo Danny de cara e ele por ela, deixaria a morte dele bem mais tocante. E o reencontro também.

Isso é o que eu costumo a chamar de complexo de Crepúsculo

A protagonista é frágil, tímida e precisa de proteção. Seu amor é um ser sobrenatural que a princípio tem aversão por ela, mas descobrem um amor avassalador, porém impossível.

Esse tipo de mocinha não me convence mais! 

Brooke e Danny também beiram a perfeição, o que sempre me deixa com pé atrás com qualquer livro. Mandy tem necessidade de afirmar a cada segundo que a Brooke é loira, de olhos azuis, ainda assim inteligente e a única a conseguir um estágio no primeiro período.

Outro fator chato foi a aceitação imediata de Brooke em ver o fantasma. "Oh, você tá morto e só eu te vejo.... Me espera lá no meu quarto!" Quê?

A escrita da Mandy pode evoluir muito. Encontrei várias frases mal construídas. "Nem grande, nem pequeno" "Nem alto, nem baixo" foram as que mais se destacaram. Falta de concordância, repetidão de palavras e até frases em excesso. 

A parte do serial killer foi a melhor desenvolvida. Não dava mesmo pra saber quem matou e nem seus motivos. Mas ainda assim não empolgou. Acabou que Brooke mesmo não desvendou nada. 

Deu impressão de que Mandy queria terminar logo de escrever o livro.

O que valeu à pena foi ver que Mandy tem uma boa imaginação e que com um pouco talvez de tempo e amadurecimento pode sim se tornar uma boa escritora.

2 comentários on "Resenha - Sussurros de uma Garota Apaixonada - Mandy Porto"

Ane on 8 de janeiro de 2013 às 15:35 disse...

Oláaa! Achei a capa tão linda, pena o conteúdo ter deicado a desejar.... Lendo a sua resenha, achei forçado a história e o casal protagonista...

Super beijo, estou seguindo ;)
http://estoulendoo.blogspot.com.br/

Unknown on 9 de janeiro de 2013 às 15:39 disse...

Quando li a sinopse tbm fiquei super empolgada. Também acho que já ta bem clichê esse negócio de mocinho bad boy que muda para ficar com garota. Odeio quando tudo beira a perfeição, rsrs.
http://bibliotecavirtu.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal