18/04/2014

Você sabe o que é o BECHDEL TEST?


Nos livros é bem comum encontramos protagonistas femininas, mas nos filmes não acontece a mesma coisa (apesar do cenário estar mudando), mais difícil ainda é encontrar personagens femininas conversando sobre assuntos que não sejam garotos. O quê? Nunca reparou nisso? Não se espante, é mais habitual que parece e é para isso que serve o Bechdel Test.

Tudo começou lá em 1985 num quadrinho chamado Dykes to Watch Out For, e foi criado pela autora Allison Bechdel, que só assiste à um filme que cumpre três regras bem simples e básicas, e que determina a importância feminina nos filmes.
Para passar no Bechdel Test, o filme precisa de:


1. Pelo menos duas mulheres com nomes.

2. Que conversam entre si.

3. Sobre coisas que não sejam um homem.


Não disse que era beeem simples? E mesmo assim vocês não vão acreditar na quantidade de filmes que não passam em algum dos quesitos e até mesmo em todos eles.

Allison Bechdel
É importante ressaltar que o  Bechdel Test não não mede a qualidade do filme, não diz se ele é bom, ruim, qual mensagem passa, se é machista ou feminista, como a imagem da mulher é retratada... Apenas se as personagens femininas tem alguma relevência maior que falar sobre os homens. Há muitos filmes que eu gosto e recomendaria, mas que não passa no teste, tem vários filmes feitos por mulheres e para mulheres que também não passa no teste. 

Nesse site, vocês encontram uma lista, bem atualizada, sobre filmes que passam ou não, mostrando em qual dos três quesitos ele falha. De acordo com o site, Capitão América: Soldado Invernal não passa no teste porque até tem mais de duas mulheres no filme, mas elas sequer conversam. 
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada não passou no teste!




















Como isso nos influencia?

O teste não coloca em jogo a qualidade do filme, só mostra como as mulheres estão sendo representadas na indústria, de forma bem secundária e às vezes, até inexistente. Filmes, assim como novelas e livros tem uma relação direta com a nossa cultura, retratam e influenciam o meio em que vivemos e acabam refletindo o pensamento popular e reforçando a ideia de que as mulheres vivem em função dos homens, mesmo que subconcientemente. O que é uma conversa de 60 segundos dentro de um filme de quase duas horas?

O teste é feito para filmes, mas dá para adaptar totalmente ao universo literário. Eu, por exemplo, e acredito que vocês também, leio a maioria dos livros com protagonistas femininas e para falar a verdade, nunca prestei atenção se eles passariam ou não no teste, principalmente se for um romance. A partir de agora, darei mais atenção à esse detalhe. Afinal, quase 300 páginas sem que duas garotas conversem sobre qualquer assunto que não seja garotos?

Passam no teste com louvor!
Os filmes Divergente e Vampire Academy passaram no teste recentemente. São livros narrados por garotas, escrito por garotas, onde as heroínas juvenis tem mais problemas que paixonite aguda.

Você consegue lembrar o último filme que viu e passa no teste? E livro, conhece algum com personagens que tenha pelo menos uma conversa inteira com uma amiga sem falar de homens? Dá até vontade de reler alguns títulos para avaliar.

1 comentários on "Você sabe o que é o BECHDEL TEST?"

JUCR on 27 de abril de 2014 12:41 disse...

Tipo Jogos Vorazes no meu conseito também passaria ....
Muito bom o post....

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal