08/11/2014

Katniss Everdeen é o poder!



Vocês conhecem a Katniss Everdeen, protagonista da série “Jogos Vorazes”? Não? Pois saibam, Katniss é poder e mudou totalmente a visão que tinham sobre as mulheres no mercado hollywodiano.

Depois que Harry Potter e cia ganharam rios de dinheiro ao redor do mundo, os grandes estúdios de Hollywood descobriram que tinha em mãos um novo mercado a explorar: o incrível mundo das adaptações juvenis! E então, fomos bombardeamos de filmes adolescentes vindo de bestsellers literários. E graças à Crepúsculo, foi comprovado que o modelo dava certo, que esse era o caminho a ser seguido, que o público jovem é o maior consumidor de cultura pop e que as meninas são sim muito rentáveis. Nessa leva, veio a franquia Jogos Vorazes. Aliás, da mesma produtora de Crepúsculo e Divergente.

Mas, eu não estou aqui para falar sobre Jogos Vorazes, para discutir se os livros ou os filmes são bons. Estou aqui para falar da Katniss, que da sua própria maneira, revolucionou o cinema! Katniss quebrou o padrão das protagonistas femininas adolescentes. Ela não é a Hermione, uma coadjuvante na história de um garoto, ela não é uma Bella Swan que gira em torno de Edward e sua busca pelo amor, ela é Katniss, uma sobrevivente, que não fala sobre moda, nem maquiagem, não está nem aí se agrada ou não as pessoas, que luta por política e vira o símbolo de uma revolução.

E apesar das mulheres representarem 50% do público dos cinemas nos Estados Unidos, não é tão fácil assim encontrar diversidade no tema dos filmes feitos para elas. Quando o assunto é protagonista feminina pode-se esperar a representação de forma estereotipada por personagens hiperssexualizadas e hiper-romantizadas. Em 2013, por exemplo, a New York Film Academy realizou uma pesquisa e segundo o levantamento, as mulheres representavam apenas 30,8% dos personagens com falas. E dentre as personagens femininas com falas, cerca de 1/3 delas apareciam em cenas de nudez. Analisando todos os membros do elenco, a instituição descobriu que apenas 7% dos homens usavam roupas sexualmente reveladoras, a porcentagem sobe para 28,8% quando se tratam de mulheres.

Foi nesse contexto que ‘Jogos Vorazes – Em Chamas’ foi lançado. Ultrapassando ‘Homem de Ferro 3’ nas bilheterias e se tornando o filme com maior arrecadação de 2013. Mas, este não é o único marco atingido por ‘Em Chamas’. A franquia também se tornou a primeira da história a ter seus dois primeiros longas com bilheteria superior a US$ 400 milhões.

E como o assunto é o poder da Katniss, o filme se tornou o primeiro protagonizado por uma personagem feminina a liderar as bilheterias anuais desde ‘O Exorcista’, de 1973! 40 anos, pessoal!

E nunca houve uma Katniss. Ela faz parte do mundo da aventura, um dos mais, se não o mais, dominado por homens. Ela é uma heroína das histórias de fantasia, como Frodo, Luke Skywalker, Neo e o próprio Potter. Ela prova que mulheres também gostam de um pouco de ação. Ela não é uma mártir feminista ou a “heroína moderna” que tem que lidar com filhos, trabalho, romance... Ela é guerreira!

Antes da Katniss, produtores e diretores não acreditavam que mulheres conseguiriam manter a bilheteria de uma mega produção, essa foi uma das desculpas mais usadas para justificar a falta de um filme da Mulher Maravilha, que hoje já está confirmado. Graças á Katniss, temos uma lista de mulheres que não estão à sombra de homem algum! Graças à sua influência literária e cinematográfica, hoje temos ‘Valente’, ‘Frozen’, ‘Divergente’, ‘Vampire Academy’ e outros, dizendo às meninas que elas podem ser protagonistas de sua própria história, que não precisam ficar sentadas esperando um príncipe encantado para ir à luta. É desse tipo de representação que essas meninas precisam! Por esse e outros motivos, não tem como não amar a Katniss! Ela foi a voz que as meninas precisavam para dizer “Ei, queremos ver mais tipo de filmes no cinema”. E torceremos para que o próximo filme seja mesmo o maior lançamento do ano como o estúdio espera que seja.

1 comentários on "Katniss Everdeen é o poder!"

Thales Soares on 9 de novembro de 2014 11:08 disse...

Katniss é realmente o poder, mulher tão forte. <3

http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Gostou? Não? Dê sua opinião!
- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Seguidores

 

Loucas Por Livros Copyright 2009 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipietoon | All Image Presented by Online Journal